Como alugar uma bicicleta em Liverpool

O número de cidades que disponibilizam bicicletas públicas para locação felizmente tem aumentado cada vez mais. Em 2008 quando estive em Paris fiquei encantando com o serviço e fiquei imaginando o quão bom seria se tivéssemos algo parecido no Brasil. Alguns anos depois começou o projeto do Itaú em parceria com os governos locais para implantação do mesmo serviço em várias cidades do Brasil. Desejo realizado!

E se no Brasil temos as laranjinhas, em Liverpool temos as verdinhas. Essas simpáticas bicicletas estão em vários pontos da região central e em alguns parques mais distantes, como o Sefton Park e o Newsham Park. Na região central, os pontos são bem próximos uns dos outros. Se você cansar e desistir, não estará tão longe da próxima estação. A boa notícia é que a prefeitura estima que até o segundo trimestre de 2015 a cidade contará com mais de 100 estações. Isso para uma cidade com 600 mil habitantes!

Liverpool | Estação de Bicicletas Públicas

Como alugar

Para alugar você precisa fazer um cadastro em uma página da prefeitura de Liverpool chamada City Bike. Eles pedem basicamente o seu nome (First Name e Last Name), seu e-mail e o seu celular. Informar o celular é extremamente importante, pois é nele que você irá receber seu código de liberação da bike.

Você pode informar o seu do Brasil mesmo, para isso não esqueça de informá-lo da forma que o identifica internacionalmente, Ex.: +55 61 81XX.XXXX.


Liverpool | Cadastro da CityBike 1

Depois é escolher se você quer alugar uma única ou mais de uma bicicleta ao mesmo tempo. Ex: Uma para você e outra para sua namorada, usando o mesmo cadastro, sem necessidade de criar um cadastro específico para ela.

O próximo passo (na mesma tela) é informar qual modalidade de locação você deseja, se para um único dia, 7 dias ou 1 ano. As tarifas são as seguintes:

1 dia – £1 tarifa de acesso + £1 por hora ou fração de uso. Os primeiros 5 minutos são gratuitos. A contratação expira a meia noite do mesmo dia.

7 dias – £5 tarifa de acesso + £1 por hora ou fração de uso. Os primeiros 5 minutos são gratuitos. A contratação expira a meia noite do sétimo dia.

1 ano – £55 tarifa de acesso + £1 por hora ou fração de uso. Os primeiros 30 minutos são gratuitos. A contratação expira a meia noite do 365º dia.

* Consulte aqui as tarifas atuais.

O custo final não é nada barato se comparados com os praticados em Londres e até mesmo no Brasil. E a comparação fica ainda pior se você lembrar que 3h de aluguel da bike custará £4, o mesmo custo de um bilhete diário de ônibus em Liverpool para viagens ilimitadas o dia todo.

Liverpool | Cadastro da CityBike 2

Enfim, você pode fazer uma carga para usar uma única vez ou pode fazer de um valor maior e deixar como crédito para utilizar em outras oportunidades.

O pagamento pode ser feito com o seu cartão de crédito ou via PayPal. Eu particularmente usei a segunda opção pela praticidade. Como eu já tenho uma conta e meu cartão de crédito já está cadastrado por lá, bastou alguns cliques e o processo  foi concluído.

Liverpool | Cadastro da CityBike 3

Segundos depois recebi um SMS com o código do meu cadastro (membership card number) e a senha (PIN) de liberação.


Liverpool | SMS da CityBike

Feito o pagamento e recebido o SMS, é só digitar o seu código e PIN nesse teclado seguindo as instruções que aparecem no visor. Nesse visor será informado, o número de qual bicicleta você irá sacar e também o segredo da tranca. Legal, né? Só não esqueça de anotar. Eu esqueci e depois não tive como usar a tranca.


Liverpool | Teclado para liberação das bikes

Agora é passear pela cidade. Em várias ruas existem a indicação do espaço para bicicletas. Onde não houver, trafegue na linha exclusiva dos ônibus ou na pista normal mesmo, em ambas sempre à esquerda da via.

Liverpool | Sinalização das vias para bicicletas

As bicicletas são de boa qualidade, leves e bem equipadas. Só não tem retrovisor como as laranjinhas no Brasil. Para finalizar, um aviso: Liverpool não é lá uma cidade muito plana, logo, prepare o fôlego! 😉

Liverpool | Overview de uma bicicleta pública


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. O aluguel de bicicletas cada vez mais cresce seguindo o modelo de cidades sustentáveis. Excelente post. Valeu pelas dicas. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *