O Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros

O Vale da Lua é um dos lugares mais visitados da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Fica a 9km do vilarejo de São Jorge e a 35km da cidade de Alto Paraíso. Em ambos os caminhos é preciso percorrer um trecho de 4km de estrada de chão que geralmente é bem conservada. 

Trilha para o Vale da Lua

Antes de mais nada, é bom dizer que o Vale recebeu esse nome por causa da formação rochosa que lembra as crateras da lua. Difícil explicar bem como é, nem mesmo vendo com seus próprios olhos você consegue entender como o formato das pedras foi esculpido pela erosão causada pelo Rio São Miguel. Difícil acreditar como a força das águas fez “desenhos” tão perfeitos nas rochas. É algo, no mínimo, exótico.

Como a água passa entre as pedras

Formações rochosas


Como chegar no Vale da Lua

O acesso ao Vale da Lua é feito por uma das trilhas mais leves entre todos os passeios da Chapada dos Veadeiros. A caminhada desde a entrada do parque até as piscinas naturais tem menos de 1km. É tranquila (e deslumbrante) e dura uns 15 minutos. Por isso, está entre as trilhas mais fáceis da Chapada dos Veadeiros.

Veja também: onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros

Pedras do Vale da Lua

Período de chuvas

Durante as chuvas, é comum o parque não abrir. Isso porque a força das águas (aquela mesma que esculpe rochas) pode ser fatal. Na primeira vez que fomos, tinha chovido o dia inteiro. Chegamos lá, no fim da tarde, umas duas horas depois do fim da chuva.

Nos deixaram entrar, mas não permitiram o banho nas piscinas naturais. No entanto, na segunda vez que estivemos lá era época de tempo seco e não tivemos restrições. A piscina natural principal estava liberada e cheia, inclusive.

Leia também: Chapada dos Guimarães – Guia Completo

Rio na Chapada dos Veadeiros

Há outras, menores e mais escondidas, mas o acesso também depende do volume de chuvas e de quão aventureiro você é. Aliás, em uma dessas piscinas foi gravada uma cena da minisérie Felizes para Sempre da Globo, onde um casal de atores (Paolla Oliveira e Enrique Diaz) nadavam pelados (ui!). Em uma das cenas, Paolla tomava sol esticada em uma das pedras que formam o Vale da Lua. 

Você também pode passear pelas pedras, observando as formações, mas precisa ter muito cuidado. O local em si é perigoso, ainda mais se tiver chovido e as pedras estiverem escorregadias. A entrada custa R$ 20 e não precisa de guia. Na recepção há uma lanchonete simples e banheiros.

Veja também: Os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

como é o vale da lua

Não deixe de ver também o Guia completo da Chapada dos Veadeiros, com tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem. 


Compartilhe este artigo!