Chapada dos Veadeiros: Cachoeira da Raizama e Morada do Sol

Uma boa opção de passeio para uma tarde, saindo da Vila de São Jorge, é combinar a ida a duas cachoeiras: a da Raizama e Morada do Sol. De São Jorge até a Cachoeira da Raizama são 6km de estrada de chão sentido Colinas do Sul. Na entrada da fazenda, você estaciona o carro, paga uma taxa de R$ 10 por pessoa e segue uma trilha tranquila de 2,5km (ida e volta) que inclui vários pontos legais para banho.

Raizama | Trilha

Um dos melhores pontos é exatamente o primeiro, que mais parece uma piscina de hidromassagem com uma queda d’água relaxante. Dalí você segue pelo rio mesmo, por entre as pedras até chegar a um cânion de deixar qualquer tagarela silencioso. Alí a Cachoeira de Raizama se encontra com o Rio São Miguel, formando diversas piscinas ideais para banhos tranquilos.

Raizama | Piscina Natural e Cânion

De lá você pode ir para Morada do Sol, um pouco mais para frente, na GO 239, ainda sentido Colinas do Sul. Na beira da pista, um senhor vigia a porteira e cobra R$ 10 por pessoa. Você desce com o carro até o estacionamento e de lá até as piscinas naturais são 1800m (ida e volta) de trilha em terreno plano e sempre na sombra. Logo na chegada há um desnível, mas é o único trecho mais complicado.



Morada do Sol | Piscinas Naturais

No Morada do Sol as cachoeiras são bem pequenas, mas bem aconchegantes. Toda a extensão do rio é cercada por pedras, onde é possível descansar e até dormir. É um local tranquilo, ideal para um passeio em família, com crianças.

É possível fazer os dois passeios em uma tarde e ainda deixar o fim de tarde/início de noite para curtir uma das piscinas de águas termais.

Informações adicionais

Quer saber como foi nossa experiência na Travessia das Sete Quedas? Não deixe de ler esse post.

Não deixe de ver também o Guia completo da Chapada dos Veadeiros, com tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem. 


Compartilhe este artigo!