Cavalcante: mais uma opção na Chapada dos Veadeiros

A cidade de Cavalcante, no Nordeste de Goiás, está localizada a 320 km de Brasília e abriga cerca de 70% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Embora a cidade vista como “sede” da Chapada seja Alto Paraíso, pela maior proximidade com Brasília e pelas boas opções de hotéis, Cavalcante pode ser considerada um tesouro pouco explorado, com 93% do seu território praticamente intocado.

Polliana Ribeiro

É uma região bem tranquila, repleta de rios e córregos,cercados por serras e montanhas. Um lugar perfeito para quem quer fugir dos grandes centros e das preocupações do dia-a-dia (detalhe: lá não tem sinal de celular da Tim nem Oi). São mais de 150 cachoeiras próximas à cidade, sendo que uma delas, a Cachoeira de Santa Bárbara, impressiona pelo tom azulado da água. É também nas proximidades que ainda é preservada a Comunidade Kalunga, onde vivem os descendentes dos primeiros quilombolas.

IMG_5921

Clima

É um local de clima tropical, com temperatura média de 25ºC.  O período de seca é de maio a setembro quando os rios estão menos cheios e o da chuva vai de novembro a abril, quando a paisagem fica verde e os rios cheios. Na época de chuva a atenção deve ser redobrada nos passeios até as cachoeiras.

Opções de passeios

Temos aqui no blog duas experiências de viagens à Cavalcante. A mais recente foi onde conhecemos a mais famosa das atrações, a Cachoeira de Santa Bárbara que é, na minha opinião, a mais bonita de todas que conheço na Chapada dos Veadeiros. Nesta mesma oportunidade, visitamos a Fazenda Veredas, que tem sete opções de cachoeiras e excelentes poços para banho.

Polliana Ribeiro1

A outra é do nosso amigo Wilton, que esteve por três dias em Cavalcante e visitou lugares fantásticos como a Cachoeira do Prata e a Ponte de Pedra.

Como chegar

Para chegar a Cavalcante por asfalto é preciso passar por Brasília. De lá são mais 317 quilômetros, seguindo pela BR-020 até Planaltina, no Distrito Federal. Pouco depois de Planaltina pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.

Informações adicionais

Quer saber onde ficamos em Cavalcante?

hospedagem na Pousada Cayana.

E não deixe também de conferir os nossos vários outros posts sobre a Chapada dos Veadeiros. São a inspiração que você precisa para visitar este local encantador.


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog

 

3 Comentários para "Cavalcante: mais uma opção na Chapada dos Veadeiros"

  1. Boia Paulista disse:

    Oi, Polliana. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório