Dicas de compras em Bangkok

A Tailândia em geral é um verdadeiro paraíso para compras (inclusive de coisas nem sempre úteis). Por onde você passa, encontra souvenirs, bijuterias, roupas e miudezas em geral a preços tentadores. Tudo para lotar a sua mala.

Em Bangkok, há inúmeros shoppings, feiras e outros centros de compras com artigos de decoração, joias, vestuário e eletrônicos. Os preços, muitas vezes, são até melhores que outros destinos mais lembrados para compras pelo brasileiro, como os Estados Unidos.  E sempre que comprar, verifique se a loja oferece a opção do reembolso do IVA (Tax-Free). Dessa forma, você ainda pode pedir as taxas de volta no aeroporto (mais detalhes no final desse post).

Pessoalmente conheci apenas quatro shoppings. Digo “apenas” porque são inúmeros. Um ao lado do outro. Então opções não vão faltar para o caso de você querer alguma lembrancinha do sudeste asiático. Dois dos que conheci são tidos como os melhores. Não sei se era minha vibe que não estava muito para compras, mas não achei nada demais. Em geral, ficam abertos das 10 às 22h.

Terminal 21

Tem de tudo um pouco, mas achei que tem poucas marcas e muitos bons restaurantes. No último andar, uma parte inteira para pequenos quiosques com produtos mais alternativos, a maioria, artesanais. Parece uma mini feira. Fica ao lado da estação Asoke do metro.



Fortune IT Mall

Esse é o paraíso para quem procura por produtos eletrônicos. São 5 andares de lojas onde você encontrará de tudo. O 2º andar é dedicado lojas de equipamentos fotográficos, com preços iguais ou muito próximos aos praticados pela B&H em Nova York, loja que geralmente é benchmark de preços para quem curte fotografia. Só para se ter uma ideia, comprei uma Canon 6D com kit 24-105mm f/4L por 60.500 bath, equivalente a 1.760 dólares. Na B&H a mesma câmera com a mesma lente é vendida por 2.099 dólares.

Também comprei vários acessórios originais da GoPro (e alguns genéricos) neste mesmo shopping.

Fortune IT Mall | Bangkok

MBK ou MahBoonKrong

Esse é especialmente bom para roupas e também para produtos eletrônicos. Abriga mais de 2 mil lojas.

Central World

Também tem uma excelente variedade de restaurantes, ambiente acolhedor e lojas diversas, inclusive uma revendedora autorizada da Apple, para quem quer comprar iPhone com preço equivalente aos praticados nos EUA. Para turistas é oferecido cartão de desconto e wi-fi grátis. Do lado de fora, há uma feira gastronômica.

Central Embassy

Se procura algo mais luxuoso, a opção é essa. Aqui estão as maiores grifes do mundo e até o banheiro é puro luxo. Mesmo que a intenção não seja comprar, vale dar uma olhadinha na arquitetura modera e futurística. Também não deixe de visitar o mercado Eathai que fica no subsolo. O Central Embassy fica entre as estações Ploen Chit e Chitlom do Skytrain.

Feiras

Também não faltam feiras em Bangkok. A própria Khao San Road é uma feira só que com uma pegada bem turística. Mas um dos maiores e mais famosos mercados de Bangkok funciona apenas aos fins de semana, é o Chatuchak Weekend Market. Não tivemos tempo de ir, mas conhecemos um bem legal nas proximidades e que funciona de quinta a domingo. É o JJ Green Market, um mercado noturno (ótima opção para não morrer de calor) focado em produtos vintage.

Alí você encontra desde roupas, acessórios e artesanatos a artigos raros para colecionadores e muitas falsificações. O local também oferece uma variedade grande de restaurantes. Fica no parque ao lado do Chatuchak, perto da estação BTS Mo Chit.

Reembolso do IVA

Para receber de volta 7% do valor total do produto que você comprou no país, é preciso seguir alguns procedimentos.

O primeiro é procurar pelas lojas com o selo VAT Refund for Tourists

Selo VAT Refund for Tourists - Tailândia

Faça compras acima de 2 mil baht (valor total de uma mesma nota fiscal). Esse valor é equivalente a mais ou menos R$ 200. Você precisa apresentar o seu passaporte na hora da compra.

A própria loja irá preencher um formulário (por isso a necessidade de apresentar o passaporte) e te entregar junto com a nota fiscal, para que você apresente tudo junto, incluindo o produto adquirido, no primeiro posto de atendimento do aeroporto, antes do check in.

Procedimentos para quando estiver no balcão de atendimento do VAT Refunds no Aeroporto de Bangkok

Neste primeiro posto de atendimento é feito uma triagem. Eles conferem tudo, até se o número de série do equipamento é o mesmo discriminado no formulário e nota fiscal. Uma vez aprovado, seu formulário recebe um carimbo e você estará apto a procurar o segundo balcão de atendimento, já na área de embarque.

Balcão VAT Refund no Aeroporto de Bangkok

Depois de fazer o check in e passar pelo controle de passaportes, siga as placas que indicam um dos dois balcões de atendimento na área de embarque. Aqui você não irá precisar apresentar o produto, somente o formulário carimbado, nota fiscal e o seu passaporte.

Com a documentação ok, você recebe seu dinheiro de volta – em espécie ou crédito no cartão.

Aproveite e torre tudo ali mesmo nas lojas do free shop. 😉

Balcão VAT Refund na área de embarque do Aeroporto de Bangkok

Quer saber mais sobre Bangkok!? Leia aqui o nosso roteiro completo com todas as informações que você precisa sobre a capital da Tailândia.



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: 10 coisas que você precisa saber ao organizar uma viagem para a Tailândia | Across the Universe

  2. Pingback: Nosso Roteiro: Bangkok | Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *