A ronda das almas em Luang Prabang

A Ronda das Almas, também conhecida como Cerimônia das Almas é uma tradição budista realizada em Luang Prabang e cercada de simbolismo. Todos os dias, às 6h da manhã, dezenas de monges saem dos templos em fila indiana e em absoluto silêncio em direção à Rua Sisavangvong, fazendo uma espécie de ronda em busca de doações para aquela que será a única refeição do dia para eles. Na rua, laocianos os esperam de forma organizada, orgulhosos por poderem doar o pouco que têm.

Eles recebem itens diversos, desde montinhos de arroz à guloseimas industrializadas e dinheiro.  Os monges retribuem o gesto doando uma parte do que recebem para famílias mais carentes da cidade.

O rito faz parte do cotidiano de Luang Prabang. Os locais acordam cedo, preparam o alimento, se vestem com roupas típicas, levam um banquinho, tapete e escolhem o melhor local para esperar a passagem dos monges. As crianças esperam animadas ao lado dos pais e também se empolgam com a doação.



O trajeto deles é feito na Rua Sisavangvong, no sentido do Wat Xieng Thong para a feira de artesanato. Tudo acontece rapidamente. 6h20 todos os doadores já estão recolhendo seus itens e deixando o local. Com a popularidade do evento, alguns comerciantes se aproveitam da ocasião para vender kits doação e um espaço na calçada para o caso de algum turista querer participar da cerimônia.

Mas mesmo para assistir, é preciso chegar bem cedo (tipo 5h50) e se posicionar de maneira que não atrapalhe o processo. Há fiscais voluntários que tentam organizar o momento.  Durante o ritual, o público deve respeitar com silêncio, distância, roupas sem decote, e fotos sem flash.

Quer saber mais sobre Luang Prabang? Leia o Nosso Roteiro completo aqui.

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Nosso Roteiro: Luang Prabang | Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *